terça-feira, 10 de março de 2015

Fundamentação para um Impeachment

Em meio a toda essa onda de pedidos de Impeachment eu fico me perguntando se metade das pessoas sabem o que isso significa e o que é necessário pra ser conseguido. E eu duvido. Então vamos esclarecer. Para destituir um presidente ou seja quem for de seu cargo público é necessária uma denúncia válida de crime comum, crime de responsabilidade, abuso de poder, desrespeito às normas constitucionais ou violação de direitos pátreos previstos na constituição. Depois disto, é necessário que as denúncias sejam apuradas através de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (a tal da CPI), e o relatório da análise das acusações tem que ser divulgados.
Depois disto, a camara deve analisar o relatório da CPI e dar um parecer, que deve ser votado pela Câmara, e, se ele for aprovado por pelo menos dois terços do plenário, então se cria uma comissão especial para julgar o presidente.
Essa Comissão tem dez dias para apresentar um novo relatório que pode ou não confirmar as acusações e, supondo que elas sejam confirmadas, acontece uma nova votação na Câmara. Nesse ponto, também é necessário que pelo menos dois terços dos parlamentares sejam favoráveis ao pedido de impeachment que, se for aprovado, deve ser julgado em um prazo de até 180 dias.
Durante esse período, o acusado fica afastado, e o Senado é transformado em um tipo de tribunal presidido pelo Presidente do supremo tribunal federal. Então os senadores tomam o papel de jurados, e se for decidido que o presidente é culpado, ele simplesmente é vetado de retornar ao cargo. E advinhem só? Noticia bombástica pra muitos: não vai ser o Aécio que vai assumir, e sim o vice presidente, no caso, Temer, do PMDB, que esteve sob suspeita de ter participado de dois escândalos de corrupção, sendo o primeiro em 2009, quando seu nome apareceu 21 vezes na operação Castelo de Areia, da Polícia Federal, que tem como alvo principal a construtora Camargo Corrêa, investigada por crimes financeiros e supostas doações ilegais a partidos... Caso ele não possa assumir por algum motivo, quem assume é o presidente do senado, no caso o honestíssimo Renan Calheiros, sobre o qual eu nem acho que precise comentar. Olhem que beleza.
Onde eu quero chegar com tudo isso? Que pra destituir um presidente não basta vocês estarem insatisfeitos com o governo, por mais que essa insatisfação seja justificável, é preciso muito mais. Era só isso mesmo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário