domingo, 8 de março de 2015

O nome da Rosa

Vamos falar sobre o o real significado do Dia da mulher.
No dia 8 de março de 1857, em Nova York, um grupo de aproximadamente 130 tecelãs de uma fábrica de tecidos fizeram uma greve. Reinvidicavam melhores condições de trabalho:  redução da carga horária de 16 para 10 horas, equiparação do salário feminino com o masculino, pois, naquela época, o salário de uma mulher em relação ao de um homem era de pouco mais de um terço e respeito no ambiente de trabalho.
Mas, a manifestaçao foi reprimida, como a mulher, até então, sempre havia sido. A fábrica foi queimada com as funcionárias dentro, um verdadeiro ato de barbárie
A partir de 1859, começa a surgir na Rússia, na cidade de São Petersburgo, um movimento de luta pelos direitos das mulheres. Algum tempo depois, em 1862, durante as eleições municipais, as mulheres puderam votar pela primeira vez na Suécia.
Quando chegou o ano de 1866, no Reino Unido, o economista John S. Mill chutou o balde do patriarcado e escreveu exigindo o direito de voto para as mulheres inglesas. Um homem se importou, a chama estava se alastrando.
Décadas depois, no dia 24 de fevereiro de 1932,  um marco na história da mulher brasileira:  foi instituído o voto feminino. E apenas em 1975, a Onu, dando uma folheada no livro de história (recomendável a todos, fica a dica), compilando todos esses fatos e usando o primeiro que citei como base a data, instituiu o Dia internacional da mulher.
Agora vamos parar pra pensar: a jornada de trabalho foi reduzida em 8 horas, ótimo, uma conquista não só pras mulheres mas pra todos. Porem, estamos em 2015 e eu ainda entro em sites de pesquisa de mercado e advinhem só, eu vejo tabelas de salários "masculinos X femininos", pra profissionais formados no mesmo curso e na mesma universidade.
Será mesmo que a luta acabou? Será que, como dizem alguns "o que tinha pra ser conquistado ja foi"?
Ainda existem escravas sexuais no mundo árabe, ainda existe casamento aranjado e infantil na India, mulheres ainda tem seus clítoris cortados todos os dias para que não tenham direito ao prazer.
O 8 de março perdeu seu sentido original e se tornou uma data comercial e festiva. Dá-se flores e presentes as mulheres, sem entender suas reais necessidades, as lutas passadas e as que ainda precisam ser vencidas.
Pois é, quase não é lá MESMO.
Adoramos flores, mas mudem o nome da rosa pra Respeito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário