sexta-feira, 30 de dezembro de 2016

Submissão feminina

Eu adoro o rebuliço que vocês causam pela falta de leitura e interpretação de contexto desse trecho dizendo que a biblia quer que a mulher seja "capacho". Então vamos lá.
Durante todo esse capitulo, Paulo está falando que os cristãos devem se sujeitar uns aos outros. E começa a falar como cada um deve se sujeitar, ou seja, se submeter. Quando pegamos esse trecho isolado, a impressão que dá é que só as mulheres devem se submeter e fazer isso de forma cega e subserviente, mas não é isso que o texto diz. Vamos lá: Efésios 5, 21 á 30 "Sujeitai-vos uns aos outros no temor de Cristo.
As mulheres sejam submissas a seus maridos, como ao Senhor, pois o marido é o chefe da mulher, como Cristo é o chefe da Igreja, seu corpo, da qual ele é o Salvador.
Ora, assim como a Igreja é submissa a Cristo, assim também o sejam em tudo as mulheres a seus maridos.
Maridos, amai as vossas mulheres, como Cristo amou a Igreja e se entregou por ela, para santificá-la, purificando-a pela água do batismo com a palavra, para apresentá-la a si mesmo toda gloriosa, sem mácula, sem ruga, sem qualquer outro defeito semelhante, mas santa e irrepreensível.
Assim os maridos devem amar as suas mulheres, como a seu próprio corpo. Quem ama a sua mulher, ama-se a si mesmo.
Certamente, ninguém jamais aborreceu a sua própria carne; ao contrário, cada qual a alimenta e a trata, como Cristo faz à sua Igreja - porque somos membros de seu corpo."
Agora vamos analisar isso: sim, a mulher deve estar sujeita a seu marido, pois deus institui o homem como lider da familia. Mas de que forma é essa submissão? Primeiramente, se devemos ser submissas como ao Senhor, como a igreja é a cristo, isso quer dizer que antes do marido, obecedemos a Deus. De modo que tudo que o marido queira, sugira ou exija que esteja fora do que Deus definiu como certo, não devemos concordar nem obedecer, pois como igreja servimos a Cristo em primeiro lugar. Da mesma forma que as mulheres devem estar sujeitas ao marido, tambem o marido deve estar sujeito a Deus para que possa exercer liderança sobre a mulher. Se voce não é cristão ou se diz ser mas não obedece a jesus, sua esposa não pode acatar tudo que voce quer pois estaria muitas vezes indo contra leis de Deus. Se voce quer que sua esposa minta pra te ajudar, se quer exigir sexo anal, se quer convencê-la que dar o dizimo não é necessario, que ela não pode ir a igreja sem voce... voce quer que ela desobedeça a biblia e ela nao pode fazer isso. Simples assim.
Outro ponto, o dever do homem, muito pouco mencionado. O marido deve amar a esposa como cristo amou a igreja. Como é esse amor? Jesus foi, em algum momento das escrituras, arrogante? Impôs sua opinião pela força quando poderia haver dialogo? Deminuiu a dor, os sonhos ou os problemas das pessoas por ser deus? Obrigou alguem a fazer o que não queria? Negou algo a alguem que queria ou precisava de algo que condizia com as escrituras? Agrediu mulheres fisicamente? Considerou a opinião das mulheres como não sendo dignas de atençao? Não. Pra nenhuma das perguntas. Se você é um homem que não se submete a Deus pra tratar sua esposa como ele manda, se voce é arrogante, não se importa com as vontades, ideias e desejos delas, se voce a obriga pela força ou chantagem emocional a fazer o que voce quer mesmo que isso não esteja certo, se voce a agride por ser homem e o lider.... então voce não a esta amando como cristo amou a igreja, de modo que ela nao tem como ser submissa a voce como ao Senhor. Se você "aborrece" a sua esposa, se briga com ela sem razão, se é injusto e grosseiro, voce não a esta amando como cristo amou a igreja.
A biblia diz que o homem deve honrar a mulher, pois é vaso mais fraco (interpretando do ponto de vista de força fisica, o homem não deve forçar sexo independete de serem casados) e que o homem que trata mal a sua mulher, suas oraçoes não são ouvidas.
É muito facil voces homens quererem uma esposa submissa sem se dar conta de que a submissao dela a voce depende da sua submissao a cristo. "sujeitai-vos UNS AOS OUTROS EM CRISTO".
Nenhuma mulher cristã no mundo que tenha um homem que a ama, respeite, seja carinhoso, se preocupe com as vontades e necessidades dela, que leve suas opinioes em consideraçao pra tomar decisoes, que saiba que ela tem dons e a deixe trabalhar neles, seja no mercado de trabalho seja na igreja, como o marido da mulher virtuosa de proverbios 31 faz e que principalmente, procure viver, trata-la e tomar decisoes baseados nos ensinamentos de cristo, vai se importar de ser submissa em amor a ele. Pois é facil concordar com quem concorda com jesus. O papel do homem como lider é ser o sacerdote da casa, para levar a esposa e os filhos a Deus por meio do ensinamento da palavra, ser provedor e protetor. E não ser tirano. Não são só as mulheres que tem obrigaçoes no casamento, e é muito facil voce querer que ela cumpra as dela sem cumprir as suas. Deus não criou mulheres pra te servirem e sim pra serem companheiras, auxiliadoras, iguais em honra e em amor por parte Dele. Os diferentes papeis no casamento não torna as mulheres inferiores. Ambos foram criados a imagem e semelhança do Senhor.

Ps: se você não é cristã, não precisa se incomodar se não concordar. Se voce não é cristã, nada disso é mandamento pra voce. Viva como achar melhor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário