domingo, 22 de maio de 2016

Do not do gentle into that good night

"Não adentre a boa noite apenas com ternura
A velhice queima e clama ao cair do dia
Fúria, fúria contra a luz cujo esplendor já não fulgura."
Depois de ler esse trecho da poesia de Dylan Thomas, pensei no capitulo 5 de Mateus, a partir do versiculo 14: "Vós sois a luz do mundo; não se pode esconder uma cidade edificada sobre um monte; Nem se acende a candeia e se coloca debaixo da cama, mas no velador, e dá luz a todos que estão na casa. Assim resplandeça a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai, que está nos céus." Depois de comparar os dois, cheguei a conclusão de que esta poesia poderia muito bem ser uma resposta de Deus. Resposta a todos aqueles que como cristãos, não são luz. Não são porque não falam sobre a palavra e sobre a salvação, não tem compaixão das pessoas, são mentirosos, blasfemos, desonestos e principalmente porque não transparecem o amor de Cristo em suas vidas. Cristãos com discursos de ódio, com atitudes más, egoistas, que não estendem a mão a quem precisa. Tudo isso gera algo contrário a luz, contrário as boas obras citadas por Mateus, que eu quero chamar de mal testemunho. Claro que ninguem é perfeito, nenhum de nós nunca vai conseguir deixar de errar. Mas devemos tentar ser imitadores de Jesus, como Paulo propôs. Quando nem tentamos ser melhores, e, nos dizendo "crentes" ignoramos os principios de Deus, desobedecemos expressamente o que esse capitulo propõe. Pois o que as pessoas veem em nós não é um convite a mudança de vida, o que elas veem em nós não as atraem para o evangelho e para a Graça nem as fazem ver em nós um Deus digno de adoração, mas as distanciam. Elas olham e veem pessoas como todas as outras, e por dizerem crer em algo e agir de outra maneira, até piores, pela hipocrisia. Nesse momento, somos a luz que já não fulgura. Não podemos adentrar a boa noite, a morte, apenas com ternura. Apenas tendo ido a igreja todos os domingos exaltar um evangelho que não vivemos, e dizendo que Jesus é nosso salvador sem nos submetermos a ele. Pois a velhice queima e clama ao fim do dia quanto a tudo que não fomos, não fizemos ou fizemos errado. Corremos o risco de perceber que fomos por toda a vida uma luz que não brilhou, pois ninguem viu a glória de Deus atraves dela. Antes, fomos uma candeia colocada em baixo da cama. Corremos o risco de um dia nos encontrarmos face a face com Deus e vermos em seu rosto apenas fúria. Fúria contra a luz cujo esplendor já não fulgura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário